quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Ponte para Istambul



Chegamos finalmente depois de 14 hrs de viagem. Istambul é muito mais lindo, limpo e sofisticado do que eu imaginava.  A beleza e a história estão impregnadas em todos os  lugares, na arquitetura, nas vestes, em especial nos lenços das muçulmanas, no interior das mesquitas e ao longo do Bósforo, o canal que divide a Ásia e Europa. O povo é super educado. Ficamos pensando, Gil e eu, de onde surgiu  o esteriótipo do turco bronco, incivilizado. Aos olhos da cristandade européia, eles eram tidos como  bárbaros. Será que essa fama surgiu quando os Otomanos tomaram o império romano do Oriente (Constantinopla)???  
Visitando os lugares sagrados, não percebemos nenhum traço de hostilidade em relação aos não muçulmanos. 
Fiquei obsecada em registrar tudo, até ontem eu ainda pedia, gentilmente, para fotografar as pessoas, mas diante de algumas negativas, resolvi tirá-las mesmo sem permissão. O resultado foi uma quantidade enorme de mulheres fotografadas de costas......  Enfim os dias tem sido muito frios, uma média de 4 a 5 graus a noite, mas com lindas manhãs de sol. 
Tenho duas dicas importantes a dar, a primeira: não deixem de ler o livro "Istambul" do Orhan Pamuk, é uma declaração de amor a esse lugar, contada de forma poética, e com embasamento histórico, e a segunda dica: tragam um adaptador de tomadas, para poder ligar seus aparelhos eletrônicos. Comprei o meu hoje.

Nenhum comentário: