sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Aquelas Mulheres

Meu novo projeto "Aquelas Mulheres" de Neil Labute. Direção Flávio Tambellini, e no elenco Pedro Brício, Larissa Maciel, Paula Braun, Lorena da Silva e Luiza Mariani. Em breve fotos aqui.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

terça-feira, 15 de setembro de 2009

FOTOS Ó PAI Ó- 2009


Ó PAI Ó - SEGUNDA TEMPORADA - 2009


Fizemos em Salvador a filmagem da segunda temporada de Ó pai ó, que estréia em outubro na TV Globo. A Bahia é um lugar curioso, cheio de religiosidade e de uma liberdade que vai na contramão de tudo que as religiões pregam. Acho que o interessante é exatamente a mistura de todos os ritos e povos, onde a cultura afro é predominante. Nosso figurino ficou instalado ao lado de uma igreja cristã, onde são celebradas missas que misturam candomblé com catolicismo. É pura comunhão de cores, raças e sincretismos. Estou selecionando as fotos para postar no meu Flickr-job.
Aguardem a estréia, quando eu souber do dia certo, aviso a todos.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Malu de Bicicleta o Filme

Começo hoje um novo longa-metragem, Malu de Bicicleta adaptacão do livro de Marcelo Rubens Paiva. Será dirigido por Flavio Tambellini. Irei postando fotos e comentários para registrar este projeto..... 

segunda-feira, 25 de maio de 2009

As Mudanças do Corpo da Idade Média aos dias atuais

Li na Folha de São Paulo do dia 10 de maio, uma matéria com o sociólogo francês Georges Vigarello. Ele mostra como a obsessão pela forma perfeita foi se modificando desde a idade média até hoje. 
No livro "História da Beleza"(Ediouro), o autor analisa os conceitos de beleza do Renascimento até os dias atuais, mostrando suas transformações.
Transcrevo aqui as partes da entrevista mais interessantes:
O séc 19 constitui uma ruptura absoluta, cuja a importância ainda não mensuramos. Nas concepcões médicas e higienista da época, o músculo e o pulmão são objetos de todas as atenções.
Mais concretamente o séc 19 inventa a ginástica. O princípio totalmente novo é o de que exercícios mecânicos seriam capazes de melhorar as forças e a eficácia do corpo.
A ambição é transformar o corpo para aperfeiçoar os músculos e gestos. É nesse quadro que aparece a ginástica escolar: todas as crianças efetuam ao mesmo tempo e no mesmo ritmo um certo tipo de movimento. Inventa-se as salas de ginástica  e máquinas para obrigar o corpo a trabalhar.
O tempo parece produzir libertações em cascata. O corpo da criança em Rousseau é libertado em relação aquele que se trancava nos malhas e nos corpetes. O corpo da ginástica dá mais autonomia e disponibilidade a criança, enquanto o mantém nas formas de rigídez com exercícios precisos e forçados. Logicamente surgiram críticas severas a ginástica, considerada autoritaria demais, sucetível inclusive a promover uma cultura excessivamente militar....
Já no inicio do séc XX, os primeiros psicólogos começam a falar em sensações internas....Piaget falou em inteligência sensorial e motora e colocou em envidência o fênomeno da interiorização da motricidade. Mas só no anos 60 que a psicologia irá influenciar as praticas, e o corpo não é mais concebido como uma simples mecânica, mas como um portador de mensagens, de informações, de sensações vividas.
A partir daí tomamos consciência de que o corpo tornou-se o suporte da nossa identidade. Daí expressões cada vez mais individualistas como o piercing, as tatoos.....
Certas praticas, como as maratonas, festas raves, com seus consumos e transes múltiplos, constituem uma maneira de explorar o corpo além de seus limites: a ausência de limitações do corpo toma o lugar das antigas transcendências.
Esta entrevista saiu na Sciences Humaines.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Trabalho da vez....

Estou envolvida na peça "Cachorras Quentes". Uma comédia hilária, com textos de Luiz Carlos Góes, Direção de Marcus Alvisi com Gianne Albertoni e Letícia Isnard. Estréia no Teatro Leblon- sala Tonia Carreiro no dia 5 e março. Em breve fotos aqui. 
Fiz um blog-job, postei algumas poucas fotos dos meus trabalhos mais recentes. Está nos favoritos. 

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Casamento aqui é coisa séria.....


Casamento na Turquia é levado muito a sério mesmo. A família das mulheres gastam fortunas nas cerimonias. Elas só saem da casa dos pais para a casa do marido. A moral Turca é muito rígida, e por conta disso, desenvolveu uma indústria fortemente preparada para isso. Fora a ala dos vestidos, tem a ala dos ternos, a ala dos convites, e a ala dos materias de decoração para casamento. Tudo muito Kitsch é claro..... é tudo tão ruim que chega a ser bom......
A impressão que tenho é de estou no Saara ( bairro árabe carioca) ou vendo um figurino de novela mexicana....
Agora que essa noiva parece uma figura do candomblé, parece......

Roupas Turcas



Estas roupas são da etnia curda . Os tecidos mais usados são veludo e algodão. A forma não varia muito, normalmente são de mangas longas evasés, e as saias godês. O que realmente diferencia são os bordados e aplicações, que vão desde moedas , fitas, missangas, couro em forma de fitas para criar grafismos e linha de lã. São maravilhosamente bem trabalhados, coloridos e pesados.
Claro que trouxe um de recordação que ficará pendurado na parede da minha casa.....

O Melhor da Turquia

Arrumando alguns papéis de viagem, e fazendo a triagem do que vale e não vale a pena guardar, achei um que faz parte daquele livro: " 1.000 places to see before you die" incluo aí coisas.... isso me instigou a fazer uma relação das melhores coisas da Turquia:

- Topkapi Sarayi/ Palácio de Topkapi em Istambul
- KapaliÇarsi/ Grande Bazar
- Sultanahmet Camii/ Mesquita Azul
- Ayasofya/ Santa Sofia
- Mozaik Muzesi
- Banho Turco
- O Bósforo, Mar que liga Oriente e Ocidente
- Sopa de Lentilha
- A comida em geral, principalmente as regadas com yogurte
- A pimenta
- A cerveja Efes
- O vinho tinto
- O Pão: todos são incríveis
- Mercado de especiarias, pela profusão de cheiros e cores
- O hábito de limpar as mãos sempre, com líquidos ou lencinhos higiênicos
- Pamukkale com suas piscinas quentes
- Cappadocia a cidade das pedras que parecem cogumelos
- Ephesus maior sítio Arqueológico Romano
- Museu de Caricatura
- Istanbul Modern/ Museu de Arte Moderna de Istambul
- Os lenços das mulheres e suas amarrações
- As calças saruel dos homens mais tradicionais em alfaiataria
- A elegância e simplicidade do povo
- O livro Istambul de Orhan Pamuk - Fundamental para entender a dinâmica da cidade.
Uma declaração de amor a Turquia.




quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Espetacular.....
















Depois de muito tempo volto a este espaço que tanto prazer me deu. Depois de tantas imagens e sensações diferentes que vivi, acho que agora consigo escrever após ter digerido tudo que experimentei neste um mês de viagem....
Primeiro, preciso comentar da surpresa de ter lido a postagem da minha filha Alice. Fiquei emocionada com a iniciativa dela, de ter falado com tanta sinceridade, e de ter percebido, principalmente, de como Gil e eu fizemos um bom trabalho na criação dela..... Que ela cresceu eu sei, não sou estúpida, mas o amadurecimento e a clareza com que escreveu tudo aquilo.... Foi sensacional!!! Lili I love you.......
Segundo, ter compartilhado com amigos queridos e minha familia, na forma de depoimentos aqui no blog ou pelo email.....thanks a lot....
E terceiro e último, dizer que a muito tempo na minha vida não me surpreendia tanto com um lugar como a Turquia, nunca usei tantos adjetivos como maravilhoso, espetacular, lindo, emocionante como nesta viagem.... deixo aqui um pouco de tudo que vivemos e recomendar para todas as pessoas que gostam de história, gastronomia, arquitetura, artes e belezas naturais, não deixem de visitar esse misto de Oriente e Ocidente..... só para não perder o hábito: É espetacular.
Estou aos poucos colocando todas as fotos no meu Flicker, o endereço está nos favoritos. Lá terá tudo da Turquia e Paris, onde passamos o natal e reencontrei uma amiga muito querida, Magali, praticamente uma francesinha......